Como criar um blog de sucesso

Se você quer criar um blog e anda sem dinheiro para, hospedar um site e pagar todo mês. Saiba que a rede social Bfeed. Essa mesma que acabei de descobrir facilita sua vida de blogueira e cria ora você um blog de graça.

Aperte os cintos, temos uma viagem divertida pela frente.

Criar seu blog no Bfeed

Como eu disse, nessa rede social você criar seu blog de graça. 

O Bfeed tá pagando prêmios em dinheiros e acessos gratuitos para Netflix ou GloboPlay por 6 meses na faixa. Chame seus amigos

Mais como fazer sucesso aqui por isso reuni esse processo de criação em 8 etapas para ajudá-lo com o seu. Vamos dar uma olhada.

Ideias para o blog: falar sobre o quê?

blog idea criar

Com sorte, você já tem uma ideia do que falar no seu blog. Quem sabe você seja um jogador de golfe sério ou se interesse por comida vegana.

Se for o caso, siga sua intuição e faça um blog sobre o seu hobby (ou profissão).

Ou então, se não tiver nenhuma ideia clara (ou mais de uma), você deve fazer algumas pesquisas.

Mas você sempre deve confirmar essa ideia. Veja um procedimento que pode ser útil:

1 – Juntar ideias

Ter ideias do nada é ótimo. Mas se estiver perdido, pegue um papel e uma caneta e comece seu brainstorming.

Observação: pessoalmente, acho que ajuda sentar em uma cadeira com música relaxante de fundo e uma xícara de café ou chá na mão.

Você pode começar preparando o que se segue:

  • Listar 5 coisas que você ama (incondicionalmente) fazer no seu tempo livre.
  • Escrever os assuntos que você já conhece bem.
  • Listar 5 assuntos que você gostaria de aprender (mais).
  • Listar 5 publicações informativas que você lê (on e off-line).
  • Listar 5 coisas que você faz muito bem.
  • Verificar seu histórico de navegação e ver quais tipos de artigos e produtos você consulta.
  • Perguntar-se que tipos de perfis você segue nas redes sociais.

Tomara que isso tenha te dado algumas ideias. Agora, na etapa 2, você deve avaliá-las e tomar suas decisões.

2 – Você é apaixonado pelo tema?

Eu sei… você só queria criar o seu próprio blog e ganhar muito dinheiro.

Você não liga se tiver que falar de assuntos gerais entediantes, como a “História das Estatísticas”, isso não parece ser um problema.

Mas espere aí, não tão rápido!

Eu sei que pode soar condescendente, mas no seu blog você deve falar sobre algo que realmente ama (ou sabe que vai amar).

Se você quer um blog de sucesso, vai precisar ter muito conteúdo sobre o mesmo tema. E se não estiver satisfeito, vai acabar abandonando mais cedo ou mais tarde, e provavelmente perder horas e horas de trabalho.

É como um amigo meu, que encontrou o segmento perfeito para um blog: caiaques de pesca infláveis. A situação era ideal: pouca concorrência e tráfego (relativamente) alto no Google. Ele até escreveu alguns artigos, mas acabou se dando conta de que odiava pescar e no fim nem publicou o conteúdo.

3 – O seu segmento é grande o suficiente?

Como é de se imaginar, para monetizar o blog você vai precisar de tráfego. Mas pode acontecer de precisar de mais visitantes do que o previsto.

Infelizmente não existem dados confiáveis sobre isso. Mas partamos do seguinte cenário:

  • Você recebe 200 visitantes por dia.
  • Sua taxa de conversão é de 1,5%

Portanto, a menos que você queira ganhar uma mixaria por hora, 5.000 visitantes por mês não resolverão, esse número tem que ser maior. E sim, isso requer tempo e esforço.

Você não terá certeza se o segmento que escolheu é grande o suficiente até se lançar. Veja algumas dicas úteis para saber se está no caminho certo:

  • Já existem blogueiros estabelecidos.
  • Você vê vários resultados quando faz pesquisas relacionadas.
  • Você vê anúncios do Google nos resultados da sua busca.

anuncios google

O que você pode tentar:

  • Verifique a popularidade do seu assunto no Google Trends (as buscas estão aumentando?).
  • Faça uma primeira análise de palavras-chave (ex.: pelo Google Keyword Planner ou KWFinder).
  • Tenha bom senso!

Dica: você pode associar assuntos/segmentos diferentes em um único blog, contanto que eles estejam ligados de alguma maneira. Se o seu conteúdo estiver profundamente focado em um único tema, será muito mais fácil para as pessoas (e os mecanismos de busca) o terem como referência. Não escreva sobre calçados de esporte um dia e faça uma resenha de hotel no dia seguinte. Fique no segmento que você escolheu!

4 – Você pode monetizar o seu segmento?

Não precisa por que a própria plataforma aqui já é monetizar e paga por visualizações e comentários no blog de usuários ativos.

5 – Avalie a concorrência

Como era de se esperar, segmentos com muito tráfego e altamente lucrativos (ex.: jogos de azar on-line ou finanças) atraem grandes empresas com muito dinheiro.

E, claro, você quer um segmento vasto e bastante rentável, mas é muito improvável que você consiga se a concorrência for rude demais.

Comece identificando seus concorrentes. Basta usar o Google para encontrar os mais importantes, digamos de 5 a 10 sites.

competidores blog

Por exemplo, segundo o Ahrefs, o segmento do futebol é bastante competitivo

Tenha bom senso e fuja desses assuntos com uma concorrência absurda. Veja algumas dicas para avaliar essa competitividade:

  • Saiba quantos blogs (consistentes) existem disponíveis.
  • Verifique a número de artigos publicados por cada um dos concorrentes.
  • Avalie a qualidade geral: conteúdo bom ou ruim?
  • Com que frequência eles publicam conteúdo?
  • São blogueiros individuais ou grandes empresas?
  • Use ferramentas como Moz, SemRush e Ahrefs para verificar as métricas de SEO deles: procure o tráfego, backlinks, otimizações de SEO, etc.

6 – Qual será sua abordagem?

O seu blog não pode ser só mais um blog, ele precisa se destacar da concorrência, sobretudo em um mercado altamente competitivo.

Caso contrário, por que os usuários (ou os mecanismos de busca) devem dar atenção ao seu blog?

Pessoalmente, acho que as recomendações abaixo são as mais comuns para distinguir o seu blog (você pode colocar em prática mais de uma por vez):

  • Especialize-se em um subtema (ex.: comida comida vegana comida vegana para atletas).
  • Faça um esforço extra e forneça informações que os seus concorrentes não fornecem.
  • Mantenha o seu conteúdo atualizado;
  • Invista em conteúdo multimídia (ex.: vídeos, podcasts, fotos profissionais, etc.).

Como encontrar o nome do blog?

No bfeed o sistema segue estilo artigo por isso não precisa criar um nome específico para seu blog.nome du blog

Onde compartilhar meu blog?

melhores plataformas de blogs

Use suas redes sociais.

Mais aproveite antes que esse concurso acabe.

 


Camila Souza

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